terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sendo pessimista.

É bom ser pessimista. Muitas vezes também chamados céticos, pessimistas tem melhor visão da realidade. Geralmente não aceitam ilusões pré-fabricadas e acabam sendo mais conscientes e auto-conscientes se comparado ao resto das pessoas. Somos pessimistas ao enxergar o quanto as coisas ao redor são feias, cruéis e injustas. Somos pessimistas ao percebermos o quanto somos falhos, imperfeitos e incompletos. Não há nada de cristão e puro em nossa essência.

O problema é quando nos fechamos na nossa própria miséria ou em nossa falta de perspectiva. O problema é ser fatalista. O problema é quando o pessimismo serve de desculpa para a nossa própria inércia. "Você quer mudar as coisas? Impossível! Há séculos que as coisas são assim.". Assim somos convencidos da imobilidade das estruturas sociais por quem as comanda e por quem deseja que pensemos assim.

Pessimismo é saudável quando paramos de ver a flores onde não existem e passamos a enxergar a podridão e o mau cheiro real das coisas que nos cercam. Só não use essa postura como fator de desistência e imobilidade, que é sua, não do ambiente que te cerca.

"Tenha fé, porque até no lixão nasce flor"
Mano Brown

Um comentário:

laiscastro disse...

Não adianta tentar giovani, voce é um idealista e por definição nao cabe o pessismismo ... :*