segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

2+2=5

Ontem assisti o vídeo de animação feito para o clipe da banda britânica Radiohead - muito boa por sinal - para a música 2+2=5.

Considero esse post um prolongamento do "Revendo meus sonhos..."

Assista:
http://www.youtube.com/watch?v=lstDdzedgcE


2+2=5
(Thom Yorke)

Are you such a dreamer
To put the world to rights?
I stay home forever
Where two and two always makes up five

I lay down the tracks
Sandbag and hide
January has april's showers
And two and two always makes up five

Its the devil's way now
There is no way out
You can scream it, you can shout
It is too late now

Because
You have not been paying attention
paying attention
paying attention
paying attention
You have not been paying attention
paying attention
paying attention
paying attention
You have not been paying attention
paying attention
paying attention
paying attention


I try to sing along
But I get it all wrong
'Cause I'm not
'Cause I'm not
I swat 'em like flies but like flies the bugs keep coming back NOT
But I'm not

All hail to the thief
All hail to the thief
But I'm not
But I'm not
But I'm not

Don't question my authority or put me in the dock
'Cause I'm not
'Cause I'm not

Oh go and tell the king that the sky is falling in
When it's not
But it's not
But it's not
Maybe not
Maybe not"


Para mim, o vídeo mostra figuradamente como os porcos(capitalistas), que atualmente não têm cara nem coração e sim logotipo, exploram os reles homens-boi ou vacas, antigo terceiro estado agora convertido em consumidores assalariados.

Nessa lógica cada vaca recebe sua cota mensal, passivel de ser convertida em ração. Tal cota é proporcional ao nível de dedicação individual à perpetuação do sistema vigente e ao aperfeiçoamente intelectual que a vaca recebe durante a vida, destinado unicamente a um melhor desempenho em sua função na engrenagem social.

Vale lembrar que a ração não é apenas uma alimentação, mas sim toda sorte de suplementos, replementos e complementos de vida, portanto considerados vitais para a existência, que nos são divulgados e propagandeados pela grandeosa caixinha mágica em frente ao sofá.

Mas não é só isso, para garantirmos o funcionamento dessa lógica onde 2+2 são 5, falta o +1, que pode ser identificado por outros homens-boi, cuja função é a de manutenção da ordem e da obediência de seus semelhantes a terceiros, que naturalmente não querem o bem dos pobres bois. A isso chamamos polícia e seus anexos. Uma importante subdivisão desse último termo da equação, leva o nome BOPE, cujo papel é vital em algumas cidades brasileiras: eliminar bois que não se adequaram ao rebanho, seja por faltar ração para todos ou pelo fato de 10% dos bois necessitarem de mais de 80% do pasto mundial, pela lógica 2+2=5.

Assim o mundo se torna uma grande fazenda, onde os celeiros do mundo abrigam a maior parte das vacas magras, ao lado dos bois bandido, detentores do luxo, do glamour e do celeiro como um todo.

Quem engorda nessa grande equação são apenas corporações, hoje maiores que Estados nacionais e indivíduos, cujas fezes transformam o que se chamava Terra num grande aterro hostil à vida, e cuja fome insaciável por tudo e todos acaba com o antes infinito suprimento de rações superficiais e fúteis.

Um comentário:

Unknown disse...

Ainda não conhecia esse vídeo deles, que é, e muito, impactante. Tô gostando do que vc anda escrevendo viu!